Refletindo sobre a EAD
Amigos, abaixo temos um questionário referente à reflexão sobre a prática docente, como atividade proposta pelo nosso curso de Formação Continuada de Tutores. Responder a esta atividade já foi em si um momento de reflexão sobre a minha prática docente, especialmente, em atividades de tutoria.
QUESTIONÁRIO
a) "Você já parou para pensar e refletir sobre suas ações docentes?";
Procuro refletir sempre sobre a prática docente. Penso sobre minha atuação na educação e em quanto seria possível melhorar-la. Não posso omitir que, devido ao tempo escasso, as vezes alguns planos ficam apenas no campos da idéia. Mas neste momento, percebo como devemos no cobrar mais para que estes planos sejam concretizados.
b) "Já fez registros de experiências como professor?";
Durante disciplinas de estágio à docência, tanto na graduação quanto na pós-graduação, foi solicitado-me registros de minhas experiências em sala de aula, com simultânea reflexão sobre a mesma. c) "Quantos pensamentos interessantes temos ao longo do dia, mas esquecemos de registrar?"; Acho que um número preciso não há. Mas esta pergunta nos faz pensar em quantas ideias boas acabamos perdendo devido ao "corre corre" desta vida. Lembro que quando era mais jovem tinha o costume de registrar a noite versos poéticos que me vinham a mente. Deixava os rascunhos guardados, mas estes raramente tornavam-se poesias. Hoje em dia, não o cansaço não me desestimula a registrar até isso.
d) "Que tal começar relatando sua primeira experiência como tutor?
[Relate sensações, experiências, e acontecimentos. Tente utilizar os recursos do blog (imagens, vídeos, links)]"; Na minha experiência enquanto tutora, o curso de formação que realizei através da UFC Virtual (mesmo com duração de apenas 1 mês) me auxiliou bastante no uso da Plataforma Solar, assim como no uso de ferramentas educacionais da EAD, como fórum, chats, portfólios... Eu já havia utilizado outras plataformas, mas durante este curso eu atentei bastante para o papel do tutor. Durante o exercício da tutoria no curso de aperfeiçoamento em Educação Ambiental, me deparei com o grande índice de evasão dos alunos. Este foi um problema do início ao fim do curso, no qual eu procurei sempre manter a proximidade com os cursistas, mas não pude evitar a desistência de alguns. Sentia me como na parábola do bom pastor, pois ficava bem mais contente com o aluno desistente que retornava, do que com os trinte que seguiam o curso com afinco.
Quanto ao vídeo do carpinteiro;
e) "Como você agiria em situação parecida com a do carpinteiro?";
É muito fácil dizer que faria o oposto do carpinteiro. Porém, a imprevisibilidade faz parte da ação humana. Talvez o carpinteiro tenha sentido-se explorado, o que não é difícil em sociedades na qual o lucro está acima do bem estar humano. Precisamos sempre ponderar estas situações. Por outro lado, devemos pensar em como nossas ações podem prejudicar a outras pessoas. O mau trabalho do carpinteiro poderia colocar em risco a vida de uma família. Como não gosto de ser injusta, busco sempre tomar cuidados com minhas atitudes.
f) "Como o vídeo se relaciona com o trabalho do tutor?";
Na atuação do tutor, podemos relacionar o curso com a casa a ser construída. É preciso contruí-lo com vontade e perseverança para que possamos colher bons frutos. Deve-se permanecer atento ao empenho de cada cursista, aos desistentes e desestimulados, buscar a interação entre os cursistas e destes com o tutor... Claro que, assim como uma casa, o curso não é construído apenas por uma pessoa. Logo todos (cursistas e tutor) são primordiais para o bom aproveitamento do curso.
g) "Que atividades são relevantes no trabalho do tutor?";
Acompanhar a produtividade de cada cursista; Interagir com a turma em espaços como fóruns, chats e email; Buscar resgatar aqueles cursistas desistentes ou afastados das atividades; Animar a turma a participar e interagir; Responder as dúvidas dos educandos...
h) "O que é preciso o tutor fazer em cada momento?
- O que fazer antes de começar a disciplina?
Planejar as atividades; apresentar o planejamento aos cursistas; explicar sobre o funcionamento da plataforma e sobre o acesso ao curso.
- Durante a disciplina em situações de fórum?
Enviar email estimulando a interação e a participação; esclarecer sobre as atividades atuais; interagir com os cursistas, através de comentários referentes à respostas dos mesmos;lançar questionamentos instigadores; alertar quanto aos prazos; entrar em contato com os cursistas afastados.
- Durante a disciplina em situações de mensagem?
Responder as mensagens em tempo hábil e de maneira clara.
- Durante a disciplina em situações de chat?
Entrar com antecedência no chat; acolher a todos os presentes; promover questionamentos que estimulem a reflexão e a interação entre os presentes; comentar postagens dos alunos; buscar a participação daqueles cursistas que não estão interagindo de forma satisfatória.
- Ao final da disciplina?"
Avaliar coletivamente o curso; manter os cursistas informados quanto as notas e certificados.
Ótimo, Leidiane!
ResponderExcluirBastante esclarecedoras suas palavras. Reflete o quão responsável você e dedicada ao processo educativo. Fico feliz por poder compartilhar contigo experiências como essa. Vamos adiante! Beijo.
Obrigada pelo seu carinho!
Excluir